Festival de Literatura e Cultura de Macaé, o FIicmac, é aberto nesta terça
Evento segue até sábado (11). No evento, o público participa de encontros com escritores renomados da cultura nacional. Cerca de 4 mil estudantes estiveram no primeiro dia do Flicmac em Macaé
Ana Chaffin/Prefeitura de Macaé
O Festival de Literatura e Cultura de Macaé (Flicmac) começou nesta terça-feira (7) e segue até 11 de novembro no Parque de Exposições Latiff Mussi. No evento, o público participa de encontros com escritores renomados da cultura nacional.
Só neste primeiro dia, cerca de 4 mil alunos percorreram o espaço do evento.
Entre os nomes participantes, Violúdico, João Diamante, Pretinhas Leitoras, Conceição Evaristo, MV Bill, Celso Sisto, Miguel Paiva Cartunista e Rapha Pinheiro Quadrinista, Júlio Emilio Braz, Rodrigo França, Eliana Alves Cruz, Estevão Ribeiro e Thalita Rebouças.
O evento tem entrada gratuita com visitação aberta de terça a quinta, das 8h às 20h, e, no sábado (11), das 9h às 18h. A programação completa está disponível no portal da Prefeitura: macae.rj.gov.br.
Nesta terça, as atrações são o grupo musical Violúdico e o chef João Diamante.
O Flicmac é realizado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação. O evento também conta com programação musical e muita animação.
O grupo Violúdico, idealizado por Felipe Moura, se apresentou às 14h no Espaço Flic Kids. O show envolve muita interatividade, através de apresentações repletas de humor, garantindo a diversão da criançada.
A programação nesta terça começou às 9h, com a Banda do Colégio Municipal Professora Maria Izabel Damasceno Simão.
Espaços do evento
O Espaço Conexão de Saberes recebe João Diamante para uma bate-papo sobre o poder da inclusão social. O chef utiliza da gastronomia como ferramenta de transformação através do projeto “Diamantes na Cozinha”, em que oferece a oportunidade de qualificação profissional a jovens em situação de vulnerabilidade.
João teve a sua história de superação e algumas receitas publicadas no livro “Receita de Diamante”, escrito por Simone Mota. A obra foi lançada durante a Bienal do Livro Rio 2023.
O Festival conta ainda com Sarau Poético, além dos espaços: o Saber e Conhecimento e Geek, que contam com programação com editoras de livros e oficinas de robótica, respectivamente.
A Secretária de Educação, Leandra Lopes, destacou a importância do festival.
“A leitura é essencial para o desenvolvimento da escola e do aluno. Os estudantes estão com acesso livre, mas convidamos também toda a família, pois a energia da leitura contagia as crianças”, disse a secretária.
Feed