Prefeitura Silva Jardim


⚠️ATENÇÃO, PRODUTOR RURAL! Está em andamento, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado do Rio de Janeiro. Bovinos e Bubalinos de todas as idades devem ser vacinados. A campanha segue até o dia 30 de novembro.

👉A Prefeitura de Silva Jardim adquiriu doses da vacina para doação aos pequenos produtores rurais do nosso município. Você que ainda não vacinou o seu animal, procure a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca para maiores informações. A sede da secretaria fica localizada na Rua Luiz Gomes, nº 819, Centro – Silva Jardim. Não deixe de comparecer!✅

📍A febre aftosa é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um vírus que acomete animais de casco fendido como bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos. O vírus pode ser transportado pelo vento, se espalha rapidamente e pode acometer todo o rebanho a partir do contato entre animais doentes contaminando, ainda, o solo, água, vestimentas, veículos, aparelhos e instalações onde eles vivem.

📍Os animais doentes apresentam bolhas, aftas e outras feridas na boca, nas tetas, unhas; salivam em excesso (babam); não comem nem bebem; andam com dificuldade; se isolam dos demais animais; apresentam febre alta e até tremores, entre outros sintomas que afetam a produção do rebanho.




Facebook